IMERSÃO LAB

A expertise IMERSÃO A SERVIÇO DAS CLÍNICAS E LABORATÓRIOS

PROGRAMA IMERSÃO EM QUALIDADE

Qualidade Total para

laboratórios clínicos

Auxiliamos sua empresa na preparação do sistema da qualidade para a Acreditação, desde a sensibilização e capacitação dos colaboradores, visando o engajamento, até a implantação de todos os requisitos necessários.

Programa "PIQ", uma

Imersão em Qualidade

Qual o objetivo?

O objetivo é de alçar a gestão dos laboratórios clínicos a um novo patamar de assertividade e conformidade. Após a implantação, cada colaborador, independente da função ou hierarquia, terá suas atividades padronizadas e sob controle. Mas o ganho vai além da mera descrição dos processos e estabelecimento de ítens de controle e verificação. Ocorrerá uma verdadeira revolução na gestão da empresa, na medida que todas as ações passarão a ser focadas na satisfação do cliente. Além disso, as tomadas de decisão terão o subsídio de fatos e dados. Ferramentas de gestão serão incorporadas a todos níveis visando a melhoria contínua . Assim, têm-se o aumento do nível de organização interna, obtido através da padronização dos processos; melhor administração das operações e dos recursos; redução de custos; ganho de produtividade; elevação do nível de qualidade e consequente satisfação dos clientes.

Por que é chamado de "Programa"?

Porque vai muito além da consultoria convencional. Para promover o envolvimento que gera resultado, mobilizamos diversos recursos instrucionais, tais como cursos, palestras motivacionais e técnicas, monitoria on-line, entre outros.

Minha empresa é pequena, posso contratar a Imersão?

Sem dúvida. O Programa é totalmente moldado a cada cliente. Temos atendido empresas de todos os portes.

A ACREDITACÃO

O que é?

 

acreditação tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços laboratoriais, assegurando a qualidade dos diagnósticos, prognósticos e tratamentos. Mostra assim aos clientes e demais interessados, que aquela empresa está  fornecendo um serviço de qualidade e confiança, atestado por entidade reconhecida.

Como funciona?

O  processo é periódico e voluntário. Uma instituição credenciada avalia o laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a  que se propõe.

Um laboratório acreditado mostra que desenvolve os trabalhos com competência técnica, o que o torna diferenciado em relação a outros que não o sejam.

A "cereja do bolo"

"Entendemos a certificação de Acreditação como um plus do Programa de imersão em qualidade. Importante sim, pois trará o reconhecimento externo de todo o esforço depreendido. Contudo, o maior prêmio será, sem dúvida, a satisfação dos clientes e o aumento da competitividade pelo emprego do modelo de gestão pela Qualidade Total."

 

Caio Salvino, Diretor Imersão

 
 

Recursos disponíveis

Reuniões de Consultoria

Planejamento

Todo o processo de implantação é conduzido em coautoria com a Direção da empresa.

Acompanhamento

Orientação, monitoramento e feedback de cada etapa.

Palestras

Técnicas

Versando a Gestão pela Qualidade Total em clínicas e laboratórios. 

Motivacionais

Sensibilização para a qualidade e trabalho em equipe.

Tele-aulas

Diversos módulos disponíveis

A empresa poderá optar por parte ou a totalidade da capacitação ser feita à distância.

Cursos e workshops

Curso básico da Qualidade

Destinado a todos os colaboradores que travam um primeiro contado com a GQT.

Curso de Liderança - Fazendo acontecer

Atendimento via chat

Sempre por perto

Encontros periódicos para sanar dúvidas pontuais sobre a implantação.

QUAIS OS GANHOS?

" Nossos clientes não têm ideia do esforço que fazemos para que tudo saia de forma impecável. "

RECONHECIMENTO

A conquista da Acreditação trará respeito e reconhecimento do mercado quanto a qualidade da empresa.

​" A decisões das rotinas diárias consomem todo o nosso tempo. Não conseguimos parar para pensar em melhorias. "

MELHORIA CONTÍNUA

A padronização da execução trará tranquilidade para pensar em melhorias.

" O cliente está sempre querendo mais e melhor e a concorrência parece entender isso melhor do que nós. "

MAIOR COMPETITIVIDADE

A GQT é um modelo de gestão voltado a satisfação do cliente.

CONSOLIDAÇÃO DO "SABER"

Todos os processos serão detalhadamente descritos, consolidando o know-how da melhor solução conhecida pela empresa para cada rotina.

" Muitas atividades vitais estão na cabeça de poucos funcionários. E se eles forem embora? "

CONTROLE

Monitoramento dos resultados através de ítens de controle e verificação, antecipando crises.

​" Só conseguimos perceber os problemas quando eles já se transformaram em crise. "

 

OS TRÊS PILARES DO PROGRAMA

Após a implementação do PIQ, a gestão da clínica ou laboratório estará apta a atuar com foco nesses três pilares, que são fundamentais à sobrevivência da empresa e requisitos para a competitividade.

CLIENTES

FOCO NO CLIENTE

A eficácia de qualquer processo é medida pela satisfação do cliente deste processo, seja ele um cliente interno ou externo.

PROCESSOS

MELHORIA CONTÍNUA

É nos processos que se constrói a qualidade. Eles devem ser monitorados e constantemente aprimorados com vista a satisfação do cliente.

PESSOAS

Gestão participativa com desenvolvimento permanente das chefias e suas equipes.

 

PREPARANDO A ESTRUTURA PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

SUPERVISOR DA ÁREA

FACILITADOR DA QUALIDADE

UGB é a menor sub-unidade do negócio. Como afirmamos, tudo depende do porte do laboratório/clínica. O "atendimento", por exemplo, poderá ser uma UGB e o "setor administrativo" outra. Ou, ainda, toda a organização compor uma única unidade de implantação.

UGB - Unidade Gerencial Básica

Gerente da Qualidade

Responsável interno pela coordenação do programa e principal contato da empresa com a Imersão.

A cultura da qualidade estará em todos os colaboradores a partir de uma mudança individual na forma de executar suas atividades. Contudo, além da capacitação, o Programa requer uma "estrutura" para sua implantação e manutenção, de forma a que os ganhos sejam permanentes. Esta estrutura será composta pelos próprios funcionários já existentes. A empresa-cliente indicará um colaborador para assumir a função de "Gerente da Qualidade", cujas atividades se somarão as que já exerce.

 

Dependendo do porte do laboratório ou clínica, esta poderá ser tratada como uma única unidade ou subdividida em sub-unidades. Neste caso, cada sub-unidade (UGB) terá um "facilitador interno" que receberá treinamento específico para tal. Já implantamos o Programa em organizações com apenas cinco funcionários, bem como em clínicas e laboratórios com várias filiais e algumas centenas de colaboradores.

Assim, teremos:

UGB

Facilitador da Qualidade

Cada UGB indicará um membro da equipe para assumir a função de "facilitador da qualidade". Ele será o principal colaborador da chefia na condução dos trabalhos que visam a construção da Qualidade nas sub-unidades do negócio.

 

PENSAR

CICLO de PROCESSOS

PADRONIZACÃO DOS PROCESSOS

PENSAMENTO ESTATÍSTICO

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Passará a usar ferramentas de avaliação e controle de forma a subsidiar as decisões com fatos e dados relevantes.

A equipe estará apta a utilizar as principais ferramentas e metodologias da qualidade no dia-a-dia.

Metodologia que permite aos gestores de processos a correção de desvios (ciclo da rotina que garante "previsibilidade) e o aprimoramento contínuo (ciclo de melhoria visando o ganho de competitividade).

Agir

Sentir

Mapeamento de todos os processos vitais descrevendo-os, avaliando-os e estabelecendo itens de controle a fim de garantir sua eficácia, com vista a satisfação dos clientes.

 

SENTIR

Agir

Pensar

Envolvimento de todos no planejamento e execução por UGB

Palestras de sensibilização

Gestão participativa com reconhecimento, valorização e respeito ao colaborador

GQT

 

AGIR

Pensar

Sentir

ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO

CAPACITAÇÃO

Auditoria técnica final

Auditoria prévia realizada por consultores Imersão. 

BÚSSOLA

Após  o diagnóstico da situação atual, a Imersão irá definir com a Diretoria o Plano de voo, harmonizando expectativas e necessidades, bem como as etapas e cronograma de implantação.

IDENTIDADE

Representação da Identidade da empresa, definindo Missão, Visão e Valores da organização.

SENSIBILIZAÇÃO

Difusão a todos os colaboradores dos pressupostos do modelo de gestão da qualidade e importância do Programa para a sobrevivência e competitividade do laboratório

PROPAGACÃO

PROCESSOS

Identificação, análise e padronização de todos os processos, identificando ítens de controle e ítens de verificação. 

Capacitação dos colaboradores na cultura, ferramentas e metodologias da qualidade.

Definição das UGBs.

 

Discussão da Identidade da empresa e definição da missão de cada UGB em consonância com a missão da organização.