5 formas de motivar seus colaboradores


Ainda que aja consenso de que a motivação é intrínseca ao ser humano, o líder não deve descuidar da sua responsabilidade quanto a influencia que exerce na motivação de sua equipe, uma vez que é o responsável maior pelos objetivos, metas e clima organizacional.

HARMONIZE AS PESSOAS AO CARGO

Pessoas possuem vocações, talentos e interesses individuais que as diferenciam uma das outras. Da mesma forma, os cargos apresentam necessidades distintas. Quanto maior a assertividade na disposição da equipe, ajustando pessoas e cargos, maior será o entusiasmo no que fazem e, por decorrência, maior será a motivação em enfrentar os desafios da função.

PROCURE "CONSENSAR" OS OBJETIVOS COM A(S) EQUIPE(S)

Ainda que o verbo “consensar” não se encontre dicionarizado, deve fazer parte do vocabulário de todo líder, com o sentido de acordar, combinar e conciliar. Colaboradores precisam acreditar que seus objetivos são realistas e atingíveis, para que se sintam motivados a atingi-los. E, para isso, nada melhor que envolvê-los no estabelecimento desses objetivos. Se eles duvidam de sua capacidade de alcança-los, tais objetivos podem ter um impacto negativo.

COMPARTILHE SEU PLANO DE VOO

Colaboradores precisam se sentir incluídos nos planos futuros da organização. Para isso, precisam saber qual a trajetória traçada pela empresa para os anos vindouros. Tal conhecimento, além de ajustar expectativas individuais, permitirá aos colaboradores planejar sua trilha de desenvolvimento pessoal em consonância com as demandas futuras da organização.

CERTIFIQUE-SE DE QUE SEUS COLABORADORES SENTEM QUE O SISTEMA É JUSTO

É fundamental que os colaboradores acreditem que estão sendo tratados de forma justa pela organização. Avalie o que é importante para eles... Decifre como enxergam a empresa em relação a esses critérios específicos. Se não forem validados, serão boicotados. E o que é pior: de forma velada!

RECOMPENSE-AS PELO DESEMPENHO

Quando o esforço eficaz trouxer resultados positivos, sejam eles objetivos gerais ou específicos, recompense os responsáveis pelo sucesso alcançado, deixando claro o motivo da recompensa. Tal feedback não só os motivará em ações futuras, pois sentirão que o esforço direcionado vale a pena, como também servirá de bússola, informando que estão no caminho certo.

A recompensa pode se dar de diversas formas, devendo ser compatível com o êxito alcançado, indo desde um reconhecimento público, até um bônus financeiro. Ao fazê-lo, deixa-se claro a todos que a organização está atenta aos esforços depreendidos e que os ganhos serão compartilhados.

Jean Gomes

Pai do Felipe e da Betina. Quando está em Florianópolis, onde reside, pode ser encontrado na Lagoa da Conceição, passeando na companhia dos seus dois cachorros, ou no Estádio do Avaí, torcendo para seu time do coração. É Graduado e Mestre em administração de empresas. Especialista em Marketing e em Gestão pela Qualidade Total. É palestrante, consultor experiente e professor de cursos de graduação e pós-graduação há mais de vinte anos. Atua em diversas áreas da administração, sobretudo nas afetas à liderança & desenvolvimento de equipes, negociação, ferramentas de gestão e metodologias de ganho de performance voltadas à gestão de serviços.

Lembre-se: gestão é mais que bom senso... A boa administração envolve conceitos, métodos e técnicas. Fale conosco! Nós podemos ser úteis!

www.imersaoconsultoria.com.br

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